1 2 3 4

Filosofando Disney: Liberdade e Identidade



                       
                                                  Filosofando Disney                
     
                                                                                  
        Esse é o mais novo post, o Filosofando Disney que tem como objetivo, fazer pensar sobre os temas que são trabalhados nos desenhos da Disney e vamos focar em seus temas principais que salta aos olhos ao verem a capacidade de trabalhar com cada personagem em determinada situação.



 Escolhi alguns desenhos básicos para sustentar meus argumentos e para conseguirmos pensar sobre esses temas. Os longas escolhidos foram: Alladin, Tarzan, Irmão Urso, A Pequena Sereia, Rei Leão 2: O Reino de Simba, A Nova Onda do Imperador,Mulan.Hoje trabalharemos com os temas Liberdade e Identidade nas óticas dos personagens Disney e para além delas.











                                          
      O que entendemos por liberdade? Qual é o verdadeiro sentido da palavra? Qual é a verdadeira liberdade? Para entender um pouco dessa liberdade, vamos a alguns exemplos: Gênio,Alladin, Jasmine, Ariel e Kiara . Todos eles vivem em conflito para descobrir qual é a sua liberdade. Os personagens do desenho de "Alladin" a maioria deles são cercados por conflito de liberdade, o primeiro que falarei é o Gênio da Lampada, o incrivél Gênio com poderes mágicos, vive preso na lampada e sempre fala que seria mais fácil se fosse livre por nenhum amo, desejar o livrar, é muito interessante sua saída nesse conflito de liberdade que ele passa. Outro personagem que vive a isso, é o protagonista Alladin que  preso a vida de ladrão  ja estava cansado de ser fugitivo e para ele sua liberdade seria morar no palácio, com criados e vales, durante sua história vemos que  Alladin foi para a Caverna do Tesouro e lá literalmente foi preso, até conhecer Gênio e sendo libertado, torando-se depois o Príncipe Ali e usando disso para conquistar a princesa. Outra personagem oposta a Alladin, é Jasmine que sempre esteve acostumada a viver no Palácio,mas, já estava casada das pessoas dentro do Palácio, das pessoas dizendo, onde ir, o que vestir, vivendo em um lugar cheio de regras e até mesmo a regra do seu casamento "Você deve se casar no seu próximo aniversário", Jasmine só queria ser livre em suas escolhas e para isso poder acontecer era necessário fugir do Palácio e como consequência conhece o jovem Alladin, por quem acaba se apaixonando pelo seu jeito "livre" de ser. Outra protagonista que sem dúvida não podemos esquecer é Ariel, seu instinto de ser livre começa no momento em que seu pai, muito opressor, rigoroso e odiar a raça humana, sempre oprimia Ariel de estar na presença deles, Ariel tinha um esconderijo só seu em que guardava tudo o que os homens, jogava ao mar, assim era sua forma de se aproximar do ser humano, ao ver que era uma sereia, seu desejo em se tornar humana só aumentava a cada dia mais. A pequena sereia da o seu grito de liberdade, cantando com a sua alma, a música "Parte do Seu Mundo" mostrando o seu lado humana, sua vontade de fazer parte do mundo do ser humano, querendo ter pernas. Continuando aos exemplos, por ultima, vamos falar de Kiara, filha do Simba, de Rei Leão 2. Sua história é um intenso conflito de liberdade,pois, quando criança conhece Kovu, filho de Zira e escolhido por Scar para ser seu sucessor e ao crescer os dois se apaixonam. Kiara desde filhote sempre quis fazer suas escolhas e caçar de sua própria maneira, ao ficar mais velha, Kiara ainda sofre em suas caçadas sendo vigiada por Timão e Pumba, com ordem de seu pai Simba. Kiara sofre ainda mais quando Kovu tenta aproximar de Simba para mata-lo mas ao longo do filme, ele também se apaixona por Kiara e deixa o plano de lado, sendo levado ao exílio. Kiara então luta pela sua liberdade de escolha de seu amor.
    Percebemos nesses conflitos, mostrados pelos estúdios da Walt Disney como a liberdade é um fator importante para o ser humano.Podemos parar para pensar em nossa liberdade. O que buscamos em ser livres?Será nossa liberdade financeira, intelectual, sentimental, espiritual,emocional, física? Vamos pensar um pouco sobre esse tipo que buscamos em nossa liberdade.



Gênio e seu desejo de liberdade






Música "Parte de Seu Mundo"

                                                                     




               Continuando nossa filosofia, vamos falar agora sobre o assunto Identidade, para isso separei alguns personagens que encaixam com essa temática que são: Kenai, Tarzan, Mulan, Kusco e Alladin.  Se descobrir nunca é uma tarefa fácil, quem passou por isso foi Kenai que estava em sua busca desesperada para se tornar um homem e para isso acontecer teve de se tornar um urso conhecendo Koda, então passou por um processo de aprendizado com o ursinho que acabou se tornando seu irmão. Kenai sempre foi certo de suas atitudes ao caçar os ursos para proteger sua família, mas por dentro ele precisava de entender realmente o que era o significado de seu totem "Urso do amor". Outro exemplo que podemos destacar é Tarzan, seu conflito se da por não se adaptar totalmente ao gorilas, por ser humano e busca o tempo todo a aceitação deles. Mulan também é uma menina que sofre em sua identidade, pois, os outros querem transformar ela em uma menina de família, casando com alguém que os pais querem e sendo a filha ideal. Mulan da o seu grito de liberdade cantando a música "Imagem", pontuando ser a pessoa que as pessoas querem que ela seja e ela querendo ser apenas ela mesmo, tirando a maquiagem. Um outro personagem cativante e que vive seu conflito é o imperador Kusco, um cara que sempre foi muito orgulhoso e que sempre queria as coisas do seu jeito e sua busca era intensa ao fazer "Kuscotopia", uma casa de campo, destruindo vilas e tirando camponeses de suas casas. Seu orgulho só foi quebrado quando se transformou em uma lhama e conhecendo Pacha, um camponês simples com quem teve de aprender a ser humilde e a pensar sobre seu comportamento. Alladin se repete de novo, pois vive os dois conflitos. All vive seu conflito de identidade ao se apresentar para Jasmine como um garoto sem muita perspectiva, pobre, fugindo dos guardas, ao mesmo tempo isso muda quando conhece o Gênio, se tornando o Principe Ali, naquele momento de se apresentar para a princesa, Alladin precisa se tornar outra pessoa, mentindo para Jamsine, como consequência Jafar foi o único vilão que desmascarou Alladin por mentir a princesa, a pessoa que mais ama. Alladin vence seu conflito quando decide viver sem ela e que não vai mais fingir quem é. All mostra o seu valor e sua consolidação de identidade ao estar do lado de Jasmine.







             Mulan-Música "Imagem"
                                              




                                              
Principie Ali 


Agora vamos pensar em Identidade, nós estamos buscando o tempo todo a consolidação de nossa identidade, procurando nosso verdadeiro "eu", passamos por conflitos que devemos tomar decisões e muitas delas, estranhamos com determinadas atitudes. O processo de  conhecer nossa identidade realmente é muito impactante e lindo de se viver, e você já se conhece por completo? Está em algum conflito de identidade?Estanos passando por decisões que nos pedem que o nosso "eu", seja 100% consolidado, as vezes, precisamos de tempo para nos achar, nos encontrar, medidas que são necessárias para poder prosseguir em frente. Termino o nosso filosofando Disney com alguns trechos de pessoas que falaram sobre Liberdade e Identidade


"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36"


Ninguém pode ser escravo de sua identidade: quando surge uma possibilidade de mudança é preciso mudar."Elliot Gould

Não creio, no sentido filosófico do termo, na liberdade do homem. Todos agem não apenas sob um constrangimento exterior mas também de acordo com uma necessidade interior.Albert Einstein




Nenhum comentário

Postar um comentário